Apresentação
Dourados e região têm contextos de bilinguismo peculiares porque, acolhe populações indígenas e situa-se próximo a fronteira com o Paraguai. Sendo assim, as línguas se encontram em contato/conflito em situações sociais diversas. Considerando estas especificidades o Grupo de Pesquisa LIET/CNPq-UFGD e o Núcleo de Estudos Linguísticos propuseram no ano de 2010, o I Seminário Regional de Bilinguismo, Discurso e Política Linguística. Apesar de ser o primeiro evento dos grupos, as discussões foram extremamente relevantes e resultaram em contatos mais próximos com as experiências de ensino na região de abrangência. Assim, ousamos para este ano de 2011, realizarmos o II Seminário de Bilinguismo, Discurso e Política Linguística e o Iª Jornada Internacional de Estudos de Linguagens. A proposta é de ampliar a discussão e, nesse sentido, nossos vizinhos paraguaios participarão de mesas fomentando o debate e a divulgação de estudos nestas áreas.
Os objetivos
- Divulgar estudos de bilinguismo, discurso e de política linguística em áreas de fronteira, de cenários indígenas, de surdez e outros em que o bilinguismo é praticado;- Sensibilizar as instâncias públicas a uma prática de política linguística voltada aos contextos sociolinguisticamente complexos;
- Dar visibilidade aos cenários de bilinguismo em grande medida marginalizados por não terem em seus repertórios as línguas de maior prestígio social;
- Promover aproximação entre pesquisadores destas áreas, buscando discussões teóricas inovadoras;
- Trazer a pauta da discussão, os cenários em que o português é L2 ou mesmo Língua Estrangeira e língua de projeção internacional;
Resultados esperados
Esta proposta espera como resultados, contribuir com a formação de futuros profissionais da área de ensino, quer da área de Letras como das áreas afins. Igualmente, espera gerar impacto nas discussões acerca do discurso praticado em relação a grupos sociais menos prestigiados como indígenas, de fronteira e de surdez, hoje com um espaço em ascensão. As políticas públicas, por sua vez, seriam chamadas a pensar políticas linguísticas adequadas as especificidades dos cenários desvendados pelo evento.
Público alvo
Professores e pesquisadores interessados nas temáticas focalizadas; professores de escolas públicas, alunos de graduação/Iniciação Científica, alunos de Programas de Mestrado em Letras e áreas afins, gestores de Secretarias municipais de cenários bilíngues.
Professores e pesquisadores interessados nas temáticas focalizadas; professores de escolas públicas, alunos de graduação/Iniciação Científica, alunos de Programas de Mestrado em Letras e áreas afins, gestores de Secretarias municipais de cenários bilíngues.
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