segunda-feira, 27 de junho de 2011

Circular - normas para apresentação de trabalhos

























MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, ARTES E LETRAS
FACALE/UFGD

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA – FORMAÇÃO DE PROFESSORES





TERCEIRA CIRCULAR                                      Dourados, 23 de junho de 2011


II SEMINÁRIO DE BILINGUISMO, DISCURSO E POLÍTICA LINGUÍSTICA e
I JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE LINGUAGENS


17 a 19 de agosto de 11
Programa de Mestrado em Letras
Área de concentração – Linguística e Transculturalidade
Grupo de Pesquisa LIET/CNPq/UFGD
Núcleo de Estudos Linguísticos CNPq/UFGD


INFORMAÇÕES GERAIS

Dos Resumos

Devem conter até 230 palavras, alinhamento justificado, título centralizado, fonte Times ou Arial, nome(s) do(s) apresentador(es), iniciando pelo sobrenome em maiúscula alinhado à direita, constando logo a seguir a instituição a que pertence(m), nome do orientador quando for o caso. Espaçamento simples e três palavras-chave.
            Veja modelo a seguir






Evento de Bilinguismo

FERNANDES, Eliana Aparecida
Programa de mestrado em Letras/UFGD
PEREIRA, Mª Ceres
FACALE/UFGD-CAPES

Capes capes capes capes capes capes capes capes capes capes capes capes facale facale facale facale facale facale facale facale facale facale facale facale Ufgd ufgd ufgd ufgd ufgd ufgd ufgd ufgd ufgd ufgd ufgd ufgd ufgd ufgd ufgd Mestrado mestrado mestrado mestrado mestrado mestrado mestrado mestrado Referencias referencias referencias referencias referencias referencias referencias referencias referencias referencias referencias referencias referencias evento evento evento evento evento evento evento.

Palavras-chave: evento; facale; bilinguismo.


DAS REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

1)     Faculta-se ao participante que faça inscrição na categoria individual – para o dia destinado às comunicações, dia 17/08 à tarde. Faculta-se que uma apresentação possa ser inscrita e apresentada por duas pessoas, no máximo.
2)     Comunicações coordenadas destinam-se a grupos de pesquisa ou a participação de um orientador/a e seus orientandos/as. Faculta-se a participação em até duas comunicações coordenadas sendo que em uma como coordenador/a e, em outra, como participante.

Aqueles que se interessarem em publicar o artigo deverão entregá-lo ao término de sua apresentação ao monitor de sala. Os artigos passarão pela leitura da comissão científica e, após o parecer serão encaminhados para publicação.

            Regras para publicar artigo

A fonte deve ser arial fonte 12 espaçamento 1,5. O resumo deve estar em arial fonte 11 espaçamento simples. Deve ter o título centralizado em negrito, alinhado à direita deve constar o nome do autor iniciando pelo sobrenome em maiúsculas, afiliação – instituição a que pertence; a seguir deve constar nome do orientador/a quando for o caso. Deve conter um resumo em língua portuguesa e estar em alinhamento justificado, seguindo-se de um resumen ou abstract.
Os autores podem encaminhar seus textos em português ou em espanhol. Os textos devem ter, no mínimo 8 páginas (laudas) e, no máximo 15 páginas (laudas). Devem ser entregues no dia da apresentação em uma cópia impressa e gravado em mídia digital – CD.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail do evento:



Critérios Importantes

Comunicação coordenada
- O participante poderá se inscrever em dois trabalhos no seguinte caso: uma comunicação coordenada e uma comunicação individual.
- As sessões coordenadas abrigarão 4 trabalhos.

Comunicação Individual
- Cada pessoa terá o direito de se inscrever em apenas uma comunicação individual.
- Poderá se inscrever em duas se uma dessas for comunicação coordenada.

- Os candidatos receberão certificados pelas apresentações.
- Os trabalhos devem estar enquadrados nas temáticas que seguem abaixo.

Temas para apresentação de Trabalho

·        Ensino/aprendizagem de Português L2 e LE
·        Revitalização Linguística em cenários indígenas
·        Bilinguismo e escolarização
·        Práticas de letramento em cenário de bilinguismo
·        Experiências de ensino em cenários sociolinguisticamente complexos
·        Discurso e suas práticas sociais
·        Política Linguística e seus desdobramentos nas práticas escolares
·        Ensino e aprendizagem de português para usuários de Libras
·        Formação do professor de línguas (portuguesa e estrangeira)
·        Ensino de Língua Portuguesa para cenários indígenas
·        Língua, cultura e literatura em cenário latino americano






MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, ARTES E LETRAS
FACALE/UFGD

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA – FORMAÇÃO DE PROFESSORES




SEGUNDA CIRCULAR                                      Dourados, 22 de junho de 2011


II SEMINÁRIO DE BILINGUISMO, DISCURSO E POLÍTICA LINGUÍSTICA e
I JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE LINGUAGENS


17 a 19 de agosto de 11
Programa de Mestrado em Letras
Área de concentração – Linguística e Transculturalidade
Grupo de Pesquisa LIET/CNPq/UFGD
Núcleo de Estudos Linguísticos CNPq/UFGD



APRESENTAÇÃO


Dourados e região têm contextos de bilingüismo peculiares porque, acolhe populações indígenas e situa-se próximo a fronteira com o Paraguai. Sendo assim, as línguas se encontram em contato/conflito em situações sociais diversas. Considerando estas especificidades o Grupo de Pesquisa LIET/CNPq-UFGD e o Núcleo de Estudos Linguísticos propuseram no ano de 2010, o I Seminário Regional de Bilinguismo, Discurso e Política Linguística. Apesar de ser o primeiro evento dos grupos, as discussões foram extremamente relevantes e resultaram em contatos mais próximos com as experiências de ensino na região de abrangência. Assim, ousamos para este ano de 2011, realizarmos o II Seminário de Biinguismo, Discurso e Política Linguística e o Iª Jornada Internacional de Estudos de Linguagens. A proposta é de ampliar a discussão e, nesse sentido, nossos vizinhos paraguaios participarão de mesas fomentando o debate e a divulgação de estudos nestas áreas.    

Os objetivos destes eventos são os de:
·        Divulgar estudos de bilingüismo, discurso e de política lingüística em áreas de fronteira, de cenários indígenas, de surdez e outros em que o bilingüismo é praticado;
·        Sensibilizar as instâncias públicas a uma prática de política lingüística voltada aos contextos sociolinguisticamente complexos;
·        Dar visibilidade aos cenários de bilingüismo em grande medida marginalizados por não terem em seus repertórios as línguas de maior prestígio social;
·        Promover aproximação entre pesquisadores destas áreas, buscando discussões teóricas inovadoras;
·        Trazer a pauta da discussão, os cenários em que o português é L2 ou mesmo Língua Estrangeira e língua de projeção internacional;

Os temas do evento:

·        Ensino/aprendizagem de Português L2 e LE
·        Revitalização Linguística em cenários indígenas
·        Bilinguismo e escolarização
·        Práticas de letramento em cenário de bilingüismo
·        Experiências de ensino em cenários sociolinguisticamente complexos
·        Discurso e suas práticas sociais
·        Política Linguística e seus desdobramentos nas práticas escolares
·        Ensino e aprendizagem de português para usuários de Libras
·        Formação do professor de línguas (portuguesa e estrangeira)
·        Ensino de Língua Portuguesa para cenários indígenas
·        Língua, cultura e literatura em cenário latino americano
Resultados esperados

            Esta proposta espera como resultados, contribuir com a formação de futuros profissionais da área de ensino, quer da área de Letras como das áreas afins. Igualmente, espera gerar impacto nas discussões acerca do discurso praticado em relação a grupos sociais menos prestigiados como indígenas, de fronteira e de surdez, hoje com um espaço em ascensão. As políticas públicas, por sua vez, seriam chamadas a pensar políticas lingüísticas adequadas as especificidades dos cenários desvendados pelo evento.

Público alvo: professores e pesquisadores interessados nas temáticas focalizadas; professores de escolas públicas, alunos de graduação/Iniciação Científica, alunos de Programas de Mestrado em Letras e áreas afins, gestores de Secretarias municipais de cenários bilíngües.

Modalidades de Participação  

Os interessados podem se inscrever via internet em sítio a ser divulgado, nas modalidades que se seguem

Categoria Ouvinte
Comunicações Individuais
Comunicações Coordenadas

Para as comunicações individuais e comunicações coordenadas, os interessados deverão encaminhar para o e-mail a ser divulgado a partir de 15/06 até 30/07 impreterivelmente.
As cartas de aceite estarão disponíveis a partir de 10/08


Comissão Científica

Profª Drª Maria Ceres Pereira/UFGD
Profª Drª Rita de Cássia Pacheco Limberti/UFGD
Prof. Drª Gicelma Chacarosqui Torchi/UFGD
Prof. Dr. Paulo Sérgio Nolasco/UFGD
Prof. Dr. Rinaldo Vitor da Costa/UFGD
Prof. Ms. Claudio Leite/UFGD
Profª Drº Maria Elena Pires dos Santos/Unioeste
Profª Drª Nara Quevedo Sgarbi/Unigran
Prof. Ms.Sueli Guerreiro – ILPOR/Paraguai
Profª Drª Rosângela Morello – UNISUL/IPOL
Profª Ms. Beatriz Scvartzman – Universidad Nacional de Assunción/PY




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